Dr Jonatas Lucena
Dr Jonatas Lucena

Sharenting é um termo que une as palavras em inglês ‘share’ e ‘parenting’. É utilizado para referir-se aos pais que compartilham, descontroladamente, fotos e informações de seus filhos nas redes sociais.

Afinal, a internet afetou, perceptivelmente, a forma que nos comunicamos e, com isso, se tornou comum nos depararmos com todo o tipo de conteúdo nas plataformas digitais.

Basta acessar as redes sociais para ter acesso a diversas fotos de familiares e amigos compartilhadas para registrar o momento que os marcaram.

No entanto, algumas pessoas, principalmente pais, sem perceber, acabam expondo – e muito – seus filhos aos perigos da internet, divulgando fotos e informações que não deveriam estar circulando pela rede.

Por mais que inconscientemente, as fotos com o intuito de demonstrar orgulho e afeto podem gerar diversos problemas, principalmente quando tomam as proporções erradas.

O advogado especialista em segurança e direito digital Dr. Jonatas Lucena, a fim de conscientizar os pais e responsáveis, nos  revelou alguns dos perigos do sharenting na vida das crianças e adolescentes, veja:

  • Roubo de identidade;

Com a exposição dos dados das crianças, os criminosos usam seus dados de forma silenciosa o que pode levar anos para ser descoberto.

  • Falta de privacidade;

O compartilhamento dessas fotos pode causar danos para a privacidade das crianças, trazendo riscos não apenas na esfera online, como também na vida real, principalmente quando a conta dos pais possuem muitos seguidores, como são os casos das figuras públicas.

  • Fotos fora do contexto.

As fotos e os videos que são retirados do contexto vem se tornando um problema cada vez mais frequente, sendo assim, o conteúdo públicado pode, facilmente, ser roubado e compartilhado em sites ilegais, usados para divulgar pornografia infantil.

É importante conscientizar-se e se atentar diante dessas problemáticas. Não deixe que menores de idade utilizem a internet sem supervisão e tome cuidado com o conteúdo compartilhado. Afinal, é fundamental e imprescindível primar pelo bem estar  e segurança das crianças e adolescentes tanto em relação ao presente como no futuro.

Se necessário, não hesite em entrar em contato com um profissional especialista em direito digital. O escritório do Dr. Jonatas lucena está à disposição para auxiliá-lo. Tenha em mente que é possível tornar o espaço virtual seguro e trazer soluções às mais diversas problemáticas que transitam pela rede, para isso, basta possuir os recursos corretos e agir de forma legal.

Acesse o site: https://www.drjonatas.com.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui