Todas as redes sociais possuem alguma vulnerabilidade a sofrer ataques de hackers. A conta invadida do Facebook, por exemplo, é um golpe de phishing, ou seja, a obtenção de credenciais como senhas, número de cartão e contas de um usuário de forma enganosa. Então, caso este golpe ocorra com você, o Dr. Jonatas Lucena diz que algumas medidas podem ser tomadas imediatamente para tentar reverter a situação. Todos os procedimentos podem ser feitos pelo computador ou no aplicativo.

Existem várias maneiras de um hacker violar sua privacidade, então como saber se a conta foi hackeada? Uma maneira muito simples e fácil é verificar se há algum rastro capaz de ser identificado. Isto é possível indo na página inicial, clicando na setinha de opções, no canto superior direito da tela e acessar “Configurações”. Na aba “Segurança e login”, veja se teve algum login recente e não identificado. Se sim, troque a senha e faça logout, para não chamar atenção da pessoa que invadiu que você está ciente do ocorrido. Se no passo anterior não tinha nada de diferente, preste atenção se aconteceu alguma coisa como:

  • A data de nascimento ou foto foram alterados;
  • Posts que você não lembra de ter feito e foram compartilhados;
  • Solicitações de amizades aceitas de pessoas que você não conhece;
  • Mensagens estranhas no Messenger.

O Dr. Jonatas Lucena recomenda que se o seu perfil apresentou algum desses itens, mude a senha, clique em “encerrar todas as atividades” e avise a rede social. Assim, a plataforma consegue aprimorar suas ferramentas e tomar medidas cabíveis para a recuperação do perfil. Para isso, vá até a página da “Central de ajuda do Facebook” e clique na opção “Acho que a minha conta foi invadida ou alguém está usando sem a minha permissão”. O Facebook vai então levá-lo a uma página onde você vai fazer o login e, em seguida, siga as instruções que a rede social dá.

Para recuperar um Facebook hackeado, a rede social criou uma página dedicada somente para tal. Acesse www.facebook.com/hacked e veja se consegue se conectar a partir do seu perfil. Se você não consegue se conectar usando seu perfil, pode denunciar sua conta. O Facebook vai pedir que se identifique com email ou telefone para então recuperar seu perfil, com direito a dicas de como manter a conta segura e evitar invasões. 

Por se tratar de um crime informático, o Dr. Jonatas Lucena, advogado perito em internet, aconselha a procurar a justiça. Por meio da lei 12.737 de 2012 denominada “Lei de Crimes Informáticos” ou “Lei Carolina Dieckmann”, consegue te proteger de crimes como invasão de computadores, roubo de senhas e dados pessoais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui