A engenharia social é um artifício que criminosos usam para extrair informações e aplicar golpes em suas vítimas. Através de técnicas de comunicação e persuasão, os delinquentes conseguem informações de suas vítimas e, dessa forma, realizam golpes, como fraudes bancárias.

Essa técnica é muito antiga, contudo, com o avanço tecnológico e a transposição e disseminação de delitos para o meio digital, a técnica vem sendo muito utilizada para a prática de crimes cibernéticos. 

Os crimes cibernéticos tiveram um aumento acentuado nos últimos tempos, sendo assim, utilizando-se de uma técnica antiga, a engenharia social, os criminosos implementaram formas de aplicar golpes cibernéticos robustos.

O processo de engenharia social é muito simples e, através dessa armadilha, criminosos aplicam inúmeros golpes e fraudes. Dessa maneira, é importante que as pessoas possuam conhecimento acerca dos riscos para inibir a tentativa de golpes de criminosos.

Alguém te ligou em nome de um banco ou instituição idônea, mas na verdade tratava-se de um golpista? Essa tática é mais comum do que se imagina, por isso, é importante estar atento a essas tentativas de golpes.

Um exemplo claro de golpe utilizando a engenharia social é o qual o criminoso liga e se passa por uma instituição séria com o pretexto de atualizar dados de cadastro. Dessa forma, consegue dados e informações das vítimas e, com as informações em mãos, os criminosos aplicam golpes cibernéticos e provocam inúmeros contratempos.

Os pretextos dos criminosos são variados, mas geralmente é baseado em instituições sérias, como bancos e estabelecimentos. Dessa forma, é preciso ligar diretamente na central de atendimento da instituição para checar essas informações.

Vale ressaltar a importância de nunca ceder informações pessoais e dados em ligações, e-mails e afins. Como dito, em casos de dúvidas, o melhor a se fazer é ligar diretamente para a central de atendimento.

A engenharia social é uma tática muito comum e os criminosos estão cada vez mais articulados, por isso, conte com um especialista na área, visite o site: www.drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone: (11) 2365-9212.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui