O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente e, de uma maneira geral, ela foi criada para que as pessoas pudessem se comunicar a partir de poucas palavras, já que os tweets (publicações) tem um limite de 280 caracteres por postagem. 

Hoje em dia ela serve para ficar por dentro das notícias e acompanhar amigos e famosos, porém, por mais que a rede ofereça amplas possibilidades de entretenimento, por vezes é comum ver pessoas que a usam para ofender e difamar terceiros.

E afinal, ofender alguém no Twitter é crime? 

O Advogado Dr. Jonatas Lucena nos explica isso a partir do código penal (Lei nº/1940), dos crimes contra a hora se dão a calúnia, difamação e injúria, sendo assim, os delitos mais recorrentes na esfera digital são aqueles que ofendem de forma direta ou indireta a honra de alguém. Entenda:

Alguém que propaga uma notícia que sabe ser falsa em suas redes sociais está na verdade cometendo uma calúnia e a pessoa que a compartilha (divulga) também comete o crime.

A internet vem sendo cenário de prática de crimes contra a honra e divulgação de fake news, permitindo que tais atos passem a receber muito mais audiência do que nas antigas mídias e os tradicionais boatos que correm “de boca em boca”.

Quem comete algum dos crimes contra a honra estará no direito civil o dever de indenizar a vítima por danos (sejam eles morais ou materiais), sendo assim, ofender alguém no twitter é crime e há de ter punição, assim como ajudar a propagar fake news acerca de alguém, sem provas. 

Ao contrário do que muitos pensam, a internet não é uma terra sem lei, tudo o que é feito digitalmente reverbera no nosso âmbito social. Se mantenha atento às suas atitudes e tente observar de maneira mais crítica o que e quem você acompanha na web. 

Se você está sendo vítima de crimes contra a honra, entre em contato com o advogado especialista Dr. Jonatas Lucena e não se intimide. Ofender alguém no twitter ou em qualquer outra plataforma é crime e merece atenção. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui