Algumas pessoas acreditam que a internet não possui regras, porém esse é um pensamento completamente equivocado, o Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em crimes virtuais (cibercrimes) nos conta que mentir nas redes sociais é crime, e o indivíduo que cometer tal delito, está sujeito a pena e multa.

A internet oferece um falso anonimato, o que faz que algumas pessoas acreditem que podem realizar qualquer tipo de crime sem serem descobertas, porém todo delito cometido online já é visto como crime a muito mais tempo do que temos acesso a internet. Veja: 

  • Dos crimes contra a honra estão calúnia, difamação e injúria. (Artigos 138, 139, 140 do Código Penal);
  • Dos crimes contra a liberdade pessoal, está a ameaça. (Artigo 147 do Código Penal);
  • De outras falsidades se dá a falsa falsidade. (Artigo 307 do Código Penal);

Sendo assim, alguém que mente a identidade para tirar proveito ou prejudicar outrem comete crime, assim como alguém que dissemina informações falsas sobre terceiros com a intenção de caluniar e injuriar. 

Com o avanço da modernidade no âmbito virtual, cada vez mais percebemos a irresponsabilidade de alguns indivíduos acerca da postura na internet. É importante ter consciência de que tudo o que é realizado pode interferir negativamente na vida de outras pessoas, principalmente emocionalmente, tornando a situação catastrófica. 

O Dr. Jonatas Lucena ressalta que, se você está sendo vítima de um cibercriminoso, você pode e deve entrar em contato com um profissional capacitado que possa te auxiliar de forma segura, legal e eficaz.

Não permita que seu bem-estar na internet seja afetado, vá atrás de justiça e de seus direitos. Aguardamos seu contato para analisarmos a situação de forma profissional e adequada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui