A internet facilitou muito a comunicação entre pessoas dos mais diversos lugares do mundo, isso sem falar na imensa fonte de informação que temos na palma de nossas mãos todos os dias, porém, ainda assim não é um local totalmente seguro. É comum vermos os mais diversos tipos de crimes sendo cometidos na esfera digital, como fraudes, golpes, disseminação de ódio, difamação e há, também, quem crie perfis falsos para cometer esses delitos de forma anônima, mas você sabia que há como descobrir quem criou e-mail para ofender? 

O advogado Dr. Jonatas Lucena explica que a internet passa a ideia de ser totalmente anônima, mas isso não é verdade. Há formas de descobrir quem está praticando cibercrimes com o auxílio de profissionais especializados em internet. 

Entre as leis do código penal, estão: 

  • Dos crimes contra a honra estão calúnia, difamação e injúria. (Artigos 138, 139, 140 do Código Penal);
  • Dos crimes contra a liberdade pessoal, está a ameaça. (Artigo 147 do Código Penal);
  • De outras falsidades se dá a falsa falsidade. (Artigo 307 do Código Penal);
  • Artigo 154-A: (Incluído pela Lei nº 12.737, de 2012): Invasão de dispositivo informático.
  • Lei 12.735/12 – Implantação de delegacias especializadas para o combate de cibercrimes;

Sendo assim, se alguém cria um e-mail ou perfil falso com o intuito de ofender terceiros na internet, é possível descobrir quem está por trás, tendo acesso às provas do crime, localização e identidade, tudo por intermédio do código IP no qual o advogado adquire perante a justiça pela plataforma que foi utilizada como veículo do delito. 

O Dr. Jonatas Lucena ressalta a importância de descobrir quem criou e-mail para ofender terceiros, pois só assim o indivíduo  responsável cumprirá a pena adequada de acordo com o delito, tornando, consequentemente, a internet um ambiente muito mais seguro. 

Entre em contato com o escritório de advocacia do Dr. Jonatas Lucena e deixe-o analisar seu caso, propondo uma resolução eficaz acerca de seu problema. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui