A última moda do século XXI é a cultura do cancelamento na internet. O advogado Jonatas Lucena, especialista em segurança digital, diz que cancelamento é uma espécie de linchamento virtual, seja por vingança ou não, que humilha, ofende, e machuca as pessoas que agiram contra a moral estabelecida por algum grupo na internet.

O cancelamento apareceu com força na internet em 2017 para ilustrar a prática virtual das pautas sociais, principalmente no combate a estruturas opressoras como machismo, racismo e discriminação de pessoas (famosas ou não) que disseram ou fizeram algo que foram consideradas errado, ou que tiveram falas banais como, por exemplo, falar mal de alguma celebridade. Portanto, o cancelamento é um ato de quebrar as estruturas de poder para se fazer ser ouvido, seja positivamente ou não. 

No entanto, o Dr. Jonatas Lucena explica que tal movimento perde o controle rapidamente na maioria das vezes e acaba destruindo a imagem e a reputação pessoal do indivíduo na internet, podendo chegar até a vida fora do âmbito digital. Este ódio gratuito leva a perseguições, ameaças e, em alguns casos, leva a pessoa a cometer suicidio. 

Na prática, o cancelamento ocorre em grandes redes sociais como o Twitter, Facebook e Instagram, onde as pessoas iniciam uma espécie de onda  para cancelar e excluir o outro por ter feito algo considerado inaceitável. Algumas vezes esta “punição” é temporária. O medo é outro efeito da cultura do cancelamento, pois faz com que algumas opiniões não sejam ditas por receio de provocar discussões.

No entanto, o Dr. Jonatas Lucena diz que isto é muito problemático, uma vez que o Art. 1 te dá o direito legal de manifestar seu pensamento, de buscar e receber informações de toda a natureza. Ou seja, a cultura do cancelamento é quase uma linha tênue, pois onde começa o direito de um termina o do outro. Então, para que não haja dúvidas e nem receios, sempre mantenha contato com um advogado especialista na internet, porque só ele poderá te ajudar e auxiliar da maneira mais correta para situações como esta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui