Advogado Especialista em metaverso
Advogado Especialista em metaverso

O metaverso é a nova aposta de grandes corporações ao redor do mundo. Gigantes como Google, Facebook, Microsoft, Fortnights e Apple já realizaram investimentos exorbitantes neste que promete ser o mundo real virtual, isto é, o conceito e definição do metaverso é de um ambiente virtual que imita a realidade. Portanto, no metaverso será possível ter carros, casas, objetos de decoração, avatares idênticos aos humanos e assim por diante. Mas qual será a problemática de um mundão tão atraente e surpreendente? Entenda este artigo.

O ideal de recriar uma realidade virtual não é de hoje. Jogos como The Sims e Second Life. Desse modo, qual a diferença entre esses games e a proposta do metaverso? A resposta para essa pergunta encontra vertentes ainda obtusas, contudo, o que pode-se dizer é que as novas tecnologias propõem essa interatividade e imersão. 

Continuamente, em relação ao potencial de imersão e interatividade com essa realidade virtual, é importante ressaltar o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas, como luvas contendo sensores que estimulam o tato de nossas mãos, desse modo, será possível tocar em itens no metaverso, tornando essa experiência ainda mais tangível e real.

Os principais perigos do metaverso

Privacidade

Como dito, o metaverso será uma realidade virtual, desse modo, será possível ter terrenos, carros, fazer compras e muito mais. Desse modo, uma preocupação por parte de um grupo seleto de estudiosos é de que haja algum tipo de violação de privacidade, uma vez que são grandes as possibilidades de captação de dados deste usuário. Ademais, vazamentos e roubo de dados também tornaram-se uma preocupação vigente.

Fake News

Outra preocupação do metaverso é a disseminação de notícias falsas e teorias da conspiração, isso porque o metaverso, diferentemente das redes sociais e mídias digitais, será um espaço em que grupos serão formados e, seguindo a ideia de realidade dentro do virtual, tais ciclos sociais poderão se tornar um problema, visto que já existem incidência de casos, como a criação de grupos supremacistas e nazistas. Desse modo, a regulação e diretrizes do metaverso é uma prioridade neste momento, sem dúvidas. 

Nesse sentido, um perigo iminente dentro do metaverso é o assédio. Partindo do princípio de não haver uma regulação vigente e consistente e, considerando o fato de haverem relatos sobre casos de assédio sexual e moral, torna-se eminente a importância de órgãos reguladores, políticas de privacidade e de uso dentro dessa plataforma. 

Validação contratual, golpes e criptomoedas e muito mais

Além disso, há outros tipos de perigos e preocupações que permeiam o metaverso, como a validade de contratos assinados dentro da realidade virtual, tendo em vista que é possível realizar negócios, transações financeiras e muito mais. Nesse sentido, golpes envolvendo criptomoedas e NTFs também entram em evidência. 

Ademais, um ponto muito importante é em relação à interoperabilidade, um conceito amplamente difundido nos últimos tempos que trata-se da capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente com outro sistema, isto é, as mesmas coisas que existem no mundo real, irão existir no mundo virtual. Mas as Leis vigentes, como Constituição, Direito do Consumidor etc, também irão valer para o Metaverso?

As conjecturas sobre esse tema são vastas, afinal, tudo ainda é muito novo e grandioso, contudo, essas questões trazidas são importantes, uma vez que trata da vida de milhares de pessoas que sofrem com esse impacto tecnológico. 

Desse modo, é de extrema importância contar com o auxílio e assessoria de um advogado no ramo. Por isso, visite o site (11) 2365-9212 e conheça o trabalho do Dr. Jonatas Lucena, pioneiro no Direito Digital no Brasil, está sempre em busca de oferecer o melhor aos seus clientes, desse modo, acompanhando as tendências e mudanças da sociedade e da tecnologia, o Dr. Jonatas Lucena é o melhor advogado especialista em metaverso. 

Entre em contato pelo telefone e WhatsApp (11) 2365-9212 e agende uma consulta, presencial ou online. O escritório do Dr. Jonatas Lucena está localizado no coração de São Paulo, na Av. Paulista, nº 2073. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui