Atualmente, tudo vem sendo salvo online, principalmente fotos e memórias das mais diversas. Por conta disso, é comum que tenhamos o impulso de compartilhá-los com nossos familiares e amigos nas redes sociais como o Instagram, Facebook e o Twitter, por exemplo.
Porém, compartilhar todo e qualquer conteúdo é um erro e pode trazer diversos riscos tanto no universo digital, como na vida real. Afinal, muitas pessoas má intencionadas e criminosos podem estar à espreita com a intenção de prejudicar e tirar proveito de outros usuários na rede, seja para fraudar dados, roubar, sequestrar ou cometer outros crimes.
Sendo assim, se manter atento ao que está sendo compartilhado online é de extrema importância para evitar situações como essas. Pensando nisso, o advogado especialista em segurança digital Dr. Jonatas Lucena trouxe, neste artigo, algumas informações sobre o que você NÃO deve publicar em suas redes sociais, veja:
- Fotos da mesa de trabalho
Antes de compartilhar uma foto da sua área de trabalho, verifique se não há nenhuma informação importante evidente, como senhas e logins, post-its e documentos. Todo cuidado é pouco.
- Endereço de casa e telefone
Nunca compartilhe sua localização exata nas redes sociais, afinal, nunca se sabe quem está tendo acesso a essas informações e os casos de Stalkings vem se tornando cada vez mais frequentes.
- Fotos de crianças + localização + uniforme de escola
Se você costuma registrar todos os momentos do seus filhos, tome cuidado com o conteúdo na foto antes de compartilhá-lo. Não revele a localização, e evite publicar fotos em que a logo da escola aparece. Não revelar o nome completo da criança no ambiente online também é recomendado.
Conscientize-se e aproveite todos os benefícios da internet sem ter de lidar com problemas no futuro. Se necessário, não hesite em contatar o escritório de advocacia do Dr. Jonatas Lucena para esclarecer dúvidas e solucionar quaisquer problemáticas relacionadas ao universo digital.
Não se cale diante de ciber criminosos e vá em busca de seus direitos digitais! Para saber mais, acesse: https://www.drjonatas.com.br/.