Advocacia de crimes virtuais
Advocacia de crimes virtuais

A internet, infelizmente, tornou-se um ambiente propício para aplicação de golpes e fraudes em vítimas desinformadas, isto é, com a disseminação da tecnologia e da internet, os criminosos enxergaram uma oportunidade de realizar seus delitos. Dessa maneira, os crimes se transpuseram para o meio digital e configuraram assim, os cibercrimes.

Desse modo, as autoridades e órgãos públicos tiveram de implementar normas e leis que barrassem o avanço de tais crimes, dessa forma, houve mudanças em diferentes setores quanto ao uso e tráfego de dados dos usuários, as empresas, por exemplo, tiveram de reformular a política de privacidade.

Mesmo com as recentes leis criadas e o alto policiamento, os crimes cibernéticos ainda estão em alta. Estima-se que após a instauração da pandemia, os crimes digitais tiveram alta, pois, com a nova dinâmica remota em diversas atividades na sociedade, os cibercriminosos encontraram uma forma e momento ideal para aplicar golpes.

O recente método de pagamento instantâneo, PIX, por exemplo, já foi usado para transferir dinheiro de vítimas para contas de criminosos. Dessa maneira, fica evidente que ao passo que os avanços e mudanças tecnológicas ocorrem, os delitos também se reconfiguram. Portanto, é necessário adotar medidas preventivas que visem a segurança de dados e dos usuários.

Em primeiro lugar, no que tange à segurança digital, é importante visitar páginas confiáveis, bem como utilizar redes Wi-Fi confiáveis. Além disso, ativar a verificação em duas etapas e outros mecanismos de segurança é imprescindível para assegurar dados de contas e informações pessoais. Ademais, é importante não clicar em links suspeitos e em caso de dúvidas, ligue para a central de atendimento da instituição e se informe.

Em suma, para contratempos no meio digital, como os cibercrimes mencionados, contacte um profissional que realmente entenda do assunto: o Dr. Jonatas Lucena é advogado especialista em Direito Empresarial e Direito Digital. Visite o site www.drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone (11) 2365-9212.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui