A internet nem sempre é um local seguro por si só, tendo isso em vista, é muito importante ter a consciência que existem delegacias especializadas em crimes virtuais, assim como profissionais especialistas em cibercrimes que podem te auxiliar durante todo o processo.

Mas, você sabe o que são os cibercrimes? 

O cibercrime se dá a todos os delitos criminosos que ocorrem na esfera virtual, sendo eles fraudes, ameaças, crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), disseminação de ódio, ofensas, roubo de dados e por aí vai. 

Há quem pense que a internet oferece total anonimato, mas esse é um pensamento completamente equivocado. A pessoa que comete um crime virtual pode ser encontrada, tendo de pagar a punição prevista seja ela pena ou multa. 

Sendo importante ressaltar que todo delito realizado na internet é visto como crime muito antes da expansão das plataformas digitais, entenda: 

Dos delitos mais comuns, estão:

  • Atribuir a alguém a autoria de um fato definido em lei como crime quando se sabe que essa pessoa não cometeu crime algum;
  • Atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação ou honra;
  • Ofender a dignidade de alguém (por meio de insultos, xingamentos, humilhações etc);
  • Ofender a dignidade de alguém utilizando-se de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência;
  • Ameaçar alguém de causar-lhe mal injusto e grave por meio de palavras (faladas ou escritas), gestos, ou qualquer outro meio simbólico;
  • Mentir sobre sua identidade ou sobre a identidade de outra pessoa para obter alguma vantagem indevida ou para causar dano a alguém;

(ART. 138, 139 e 140 do CP)

Legislações específicas:

  • Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012);
  • Lei 12.735/12 que determina a instalação de delegacias especializadas em crimes virtuais; 

A delegacia especializada em crimes virtuais existe com esse intuito, os profissionais da advocacia especializada em crimes cibernéticos encontraram esse indivíduo criminoso a partir dos vestígios que ele deixa virtualmente, levando então à justiça. Sendo assim, você pode localizar uma dessas delegacias e dar andamento nessa situação.

O Dr. Jonatas Lucena, no segmento a anos, ressalta que, se você está passando por um cibercrime é imprescindível que vá em busca de auxílio profissional, sendo a única maneira de prosseguir de forma segura e eficaz.

Não fique em silêncio e muito menos deixe com que façam você se sentir desconfortável nas suas plataformas digitais. Junte todas as provas do cibercrime levando-as até a delegacia de crimes da internet mais próxima de você, sem deixar de entrar em contato com o especialista, Dr. Jonatas Lucena.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui