Por mais que o espaço digital e as plataformas online facilitem – e muito – a comunicação e a interação entre as pessoas nos dias atuais, existem indivíduos que as utilizam com a finalidade de prejudicar e tirar proveito de terceiros. 

O cyberbullying, de acordo com o advogado perito em crimes virtuais Dr. Jonatas Lucena, é um tipo de gozação, e ataque virtual (como um linchamento) que possui a finalidade de ridicularizar e humilhar pessoas pelos mais diversos motivos. 

Trata-se de um problema muito atual e recorrente, afinal, com a velocidade da troca de informações, repassar notícias sem verificar sua procedência e veracidade se tornou algo comum, que ajuda a disseminar notícias falsas sobre terceiros nas redes, trazendo ainda mais “hate” para a vítima. 

É fato que, por mais que a internet tente oferecer um espaço saudável e seguro, ainda estamos suscetíveis a sermos vítimas de crimes virtuais e cyberbullying. No entanto, segundo o Dr. Jonatas Lucena, cometer crimes contra honra e compartilhar conteúdo impróprio é considerado crime, mesmo no âmbito digital e o infrator, mesmo que utilizando a internet de forma anônima, pode ser identificado e estar sujeito a cumprir pena de 1 a 5 anos de prisão, variando de acordo com a situação. 

Afinal, todo ato praticado gera uma consequência, mesmo na internet, por isso, é ideal ter consciência e responsabilidade enquanto online. 

Se você está sendo vítima de um crime virtual, não hesite em buscar auxílio profissional de um advogado especialista em direito digital. O Dr. Jonatas Lucena – na área de direito e segurança digital a mais de dez anos -, está à disposição, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 2365-9212.

Para mais informações, acesse: www.drjonatas.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui