Crimes cibernéticos são, basicamente, infrações que ocorrem no meio digital. As leis promulgadas acerca da navegação na internet ainda são bem novas, mas dependendo da transgressão, há a possibilidade de leis tradicionais se aplicarem.

Os maiores e principais crimes cibernéticos envolvem roubo e venda de dados, bem como a extorsão cibernética, a invasão de sites e programas, ataque e disseminação de malwares e, por fim, a falsidade ideológica.

O phishing é o golpe mais comum em se tratando de e-mails. De forma mascarada, os e-mails carregam anexos e links suspeitos em que, através deles, há roubo de dados das vítimas. Por isso, é importante estar atento a e-mails inesperados, por mais que seja de uma instituição renomada, é preferível que ligue para a companhia e confirme essas informações.

Outra violação que ocorre com certa frequência é o ataque de malwares, em que um computador ou dispositivo é infectado por vírus. O ransomware é um exemplo de malware extremamente nocivo, com o roubo de dados e posterior extorsão, os bandidos exigem um resgate em troca dos dados e/ou do acesso da vítima ao computador.

Tendo em vista a periculosidade que esses crimes oferecem, faz-se necessário adotar medidas para se proteger dos delitos cometidos nas redes. A primeira delas é: em hipótese alguma abra um link proveniente de um e-mail suspeito. Há criminosos que mascaram e-mails como se fossem de instituições sérias, mas por trás carregam malwares e aplicações que visam o pior, como o exemplo anterior do phishing.

Outra dica é manter sempre seu computador e aplicativos atualizados, destaque para o antivírus e o firewall. Muitas pessoas não atualizam os programas que possuem, porém é de suma importância, visto que podem oferecer melhores sistemas de segurança. Além disso, utilize senhas fortes e programas de verificação em duas etapas para garantir, assim, uma segurança ainda maior.

Por fim, mas não menos importante, é válido ressaltar o perigo de fornecer informações pessoais ou de se relacionar com estranhos na rede. A dica é não enviar fotos íntimas para ninguém nem dados pessoais, como endereço, número de cartão etc, mesmo esta pessoa sendo conhecida ou não. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui