A internet possibilitou inúmeros avanços em diversos setores, contudo, também criou um ambiente propício para práticas criminosas. Na rede, há golpes financeiros e de todo o tipo, fraudes variadas, roubos de dados, crimes contra a honra, como calúnia, injúria e difamação, entre outros variados delitos que se transpuseram para o meio digital.

Dessa maneira, visando a proteção e o bem-estar dos filhos, é importante que os pais estabeleçam limites e regras para os pequenos. Ter conversas francas e explicar com calma e didática acerca dos perigos da internet também são boas alternativas.

Um dos pontos a serem orientados aos filhos é o perigo de pessoas mal intencionadas na rede. Dessa forma, é importantíssimo o conselho de não conversar com estranhos, pois nunca se sabe quem está do outro lado. Já foram denunciados casos em que criminosos se passavam por crianças ou adolescentes para praticar atos ilicitos graves, como a pedofilia no ambito cibernetico.

Desse modo, é preciso reforçar os riscos de conversar ou marcar encontros com estranhos na internet. Além disso, é possível bloquear o acesso a alguns sites que os pais consideram perigosos, desse modo haverá uma segurança maior ao seu filho na internet.

Uma boa alternativa é situar o computador em um local público e movimentado da casa, como a sala de estar. Dessa forma, os pais vão ter ciência dos sites que os filhos navegam e das atividades que praticam na rede sem a necessidade de maiores intervenções. 

Além de riscos declarados e mencionados, outro perigo na internet é o compartilhamento de dados e informações pessoais, por isso, é importante orientar seu filho a não expor informações pessoais, como o endereço e a rotina familiar. 

Para essas e outras dicas de segurança digital, bem como auxílio em questões jurídicas que se intersectam com o meio digital, visite o site do Dr. Jonatas Lucena, especialista em Direito Digital: www.drjonatas.com.br ou entre em contato pelo telefone: (11) 2365-9212. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui