Descobrir que suas fotos foram vazadas nas redes sociais pode ser traumatizante, principalmente quando as fotos em questão são íntimas e não deveriam estar circulando pelas redes. Esse crime é, infelizmente, comum em todo o mundo, havendo casos como esse acontecendo todos os dias.
Mesmo tomando todos os cuidados, ainda estamos sujeitos a sermos as próximas vítimas e, por isso, é importante se conscientizar. Afinal, existem leis sancionadas a respeito desse crimes, como é o caso da Lei 13.718/2018; a Lei 13.772/2018; e a Lei 12.737/2012 (conhecida como a Lei Carolina Dieckmann).
De acordo com o advogado especialista em segurança e direito digital, Dr. Jonatas Lucena, por mais que essa situação seja desesperadora, é de extrema importância que a vítima se acalme e conte com uma boa rede de apoio composta por família e amigos, assim como o auxílio de profissionais.
Por mais que seja um processo demorado, é possível responsabilizar os criminosos diante da justiça e, gradativamente, eliminar o conteúdo ilegal do meio digital.
Vale ressaltar que ter posse de conteúdo privado e/ou íntimo de terceiros ou compartilhá-los sem consentimento do retratado é, igualmente, crime.
Além do bom senso, é fundamental colocar o respeito e a empatia em primeiro lugar, sendo assim, não compactue com essa atitude desrespeitosa e ilegal, denuncie!
Não hesite em entrar em contato com o escritório de advocacia do Dr. Jonatas Lucena para elucidar dúvidas. O especialista em segurança e direito digital está à disposição para auxiliá-lo diante das mais diversas problemáticas presentes no universo online.
Para mais informações acesse: https://www.drjonatas.com.br/.