Cancelar alguém na internet é crime?
Cancelar alguém na internet é crime?

A cultura de cancelamento é um termo novo usado no mundo digital, referindo-se ao boicote de marcas ou pessoas devido a atitudes e comportamentos que o público denomina ser desrespeitosos. Desse modo, desde o surgimento da prática, a internet se vê em um extenso conflito de debates e opiniões, pois o nível de rigoroso do jugo da internet estendeu-se a não apenas às pessoas que, supostamente, cometeram atos considerados imorais, mas também para os indivíduos que têm opiniões contrárias às dos canceladores. Em alguns casos extremos, essa atitude inescrupulosa de ódio pode levar à perseguição, ameaças e outras posições ainda mais sérias.

Algumas pessoas pensam que o cancelamento na Internet é uma nova forma de “educação e punição”, mas afinal, o cancelamento na Internet é um crime?

Advogados especialista em Direito Digital e profissionais da área afirmam que há uma linha tênue entre liberdade de expressão e difamação. O direito de expressão e a liberdade de expressão pertence a todos os cidadãos, contudo, a partir do momento que essa liberdade de expressão migra para o campo da difamação, as intervenções são outras.

É importante estar atento às ações que realizamos na Internet. Afinal, quando cancelamos alguém, basicamente o excluímos da sociedade e destruímos sua reputação dentro e fora do ambiente digital. Vale ressaltar que essa atitude pode se tornar um enorme contratempo na vida desse usuário, pois esse também pode ser um motivo de distúrbio psicológico grave, como ansiedade e depressão, gerando obstáculos e problemas para esse indivíduo.

Você deve ser responsável na hora de usar as novas tecnologias. Não tome essa nova “cultura do cancelamento” como uma verdade absoluta.  Além disso, procure ajuda profissional, conte com pessoas que realmente conheçam sobre Direito Digital. Visite o site www.drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone (11) 2365-9212. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui