Com o desenvolvimento da internet e de novas tecnologias, o meio digital passou a ser o centro das atenções na sociedade. Hoje, tudo acontece no setor eletrônico, desde marcar consultas, comprar produtos variados, agendar viagens etc. 

Essa ascensão rápida, porém orgânica, propiciou algumas mudanças na dinâmica da sociedade. Como dito, tudo ocorre no meio eletrônico, dessa maneira, com os crimes não seria diferente: os chamados cibercrimes são infrações cometidas no campo digital.

Com o alto número de casos de crimes cometidos pela internet, as autoridades e órgãos públicos viram a necessidade de regulamentar normas que suprissem a demanda no meio digital. Dessa forma, leis como Lei Carolina Dieckmann e Marco Civil da Internet surgiram como forma de estabelecer preceitos no que tange à internet e seu uso, uso de dados pessoais, privacidade etc.

Dentre os golpes mais aplicados na internet, os golpes financeiros são os mais recorrentes. Além disso, vale ressaltar que a maioria dos golpes financeiros são realizados no meio digital, feitos através de um simples celular ou empresa.

Além disso, segundo dados da CEACrim, Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal, em 2020, houve um aumento de 265% nos crimes cometidos no meio digital. Ademais, acrescentado a esse fato, golpes, especificamente, financeiros, tiveram um aumento de 44%, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Dito isso, atitudes que visem a proteção de seus dispositivos são sempre bem vindas. Confira:

Suspeite nos descontos e ofertas muito atrativas;

Não clique em links duvidosos;

Instale aplicativos apenas em lojas oficiais;

Em casos de dúvidas, ligue para sua instituição e peça esclarecimentos;

Dessa maneira, tendo em vista a incidência de golpes financeiros na internet, em relação à resolução de assuntos acerca do Direito Digital, conte com um especialista em segurança digital e Direito Digital: entre em contato pelo site www.drjonatas.com.br ou pelo telefone (11) 2365-9212. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui