O que são as Fake News
O que são as Fake News

Na internet estamos rodeados de todos os tipos imagináveis de conteúdo que vão desde os assuntos mais descontraídos para o deleite do público, até os mais sérios e relevantes, com finalidades profissionais e etc.

No entanto, por mais útil que a internet seja, ainda assim estamos sujeitos a nos depararmos com conteúdos ilícitos e ilegais, um exemplo disso são as fake news, notícias falsas criadas por usuários mal intencionados com o intuito de alienar os usuários menos atentos e gerar o caos diante de determinado assunto.

Essas notícias normalmente são extremamente sensacionalistas e tem o intuito de difamar a imagem de algum indivíduo (geralmente figuras públicas) ou engajar a reputação de outro.

Para evitar essa disseminação é de suma importância que nós, como usuários dessas redes de comunicação social, nos atentemos a veracidade das informações compartilhadas. Afinal, quem compartilha a notícia falsa também comete um delito ilegal.

Por mais que a lei que especifique as fake news como crime ainda seja apenas um projeto no senado, o ato de difamar, injuriar e caluniar terceiros é crime e pode levar o criminoso a pena de reclusão e indenização da vítima.

Por isso, lembre-se de ir em busca de fontes confiáveis e não acreditar, de fato, em tudo o que está à solta na internet. Tenha em mente que a melhor forma de prevenir o alienamento e a falta de informação é questionar.

Se você está sendo vítima das fake news, não se cale diante desses ataques. Entre em contato com o Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em direito digital e use a internet e a jurisdição a seu favor.

Para saber mais, acesse: https://www.drjonatas.com.br/. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer possíveis dúvidas sobre o tema!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui