A internet pode agregar muito em nossas vidas, afinal, com ela temos acesso a uma fonte quase que inesgotável de informação está, cada vez mais, facilitando a comunicação e o acesso ao conhecimento. No entanto, por ser um cenário consideravelmente novo e em desenvolvimento, não estamos 100% seguros.
Desde grandes empresas até pessoas anônimas, podemos ser vítimas de cibercriminosos se não estivermos devidamente atentos enquanto on-line. São diversos os cibercrimes: golpes, fraudes, ataques, roubo de dados, divulgação indevida de conteúdo e por aí vai.
Com essa nova demanda por segurança, é imprescindível a existência de leis e parâmetros que estabeleçam limites a tal espaço. De acordo com o advogado especialista em segurança digital, Dr. Jonatas Lucena, no Brasil, já existem três jurisdições específicas, são elas;
- Lei Carolina Dieckmann (Nº12.737/2012)
- O Marco Civil da Internet (Nº12.965/2014);
- Lei de Proteção de Dados Pessoais (Nº13.709/2018).
Além delas, as leis válidas no nosso ‘mundo real’ também são válidas no âmbito virtual, sendo assim, mesmo quando o autor do crime se esconde em meio a contas falsas, encontrá-lo é uma possibilidade, independentemente da plataforma por ele utilizada.
Para isso, é necessário entrar em contato com um profissional especialista que, de forma legal e segura, acessa os dados da plataforma e identifica o criminoso virtual e, dessa forma, dá prosseguimento com processos legais e judiciais.
Para tornar esse espaço seguro para todos os internautas, não se silencie. Entre em contato com um advogado especialista e vá em busca de seus direitos.
Para saber mais sobre, acesse: www.drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone: (11) 2365-9212. O Dr. Jonatas lucena está à disposição para oferecer a solução para as mais diversas problemáticas relacionadas à internet.