Jonatas Lucena
Jonatas Lucena

Você sabia que, ao utilizar um Wi-Fi público, corre o risco de invasão por hackers? Segundo o advogado especialista em crimes virtuais, Dr. Jonatas Lucena, a recente ascensão dos Wifis públicos tem ocasionado uma série de benefícios para os usuários, afinal, esses pontos estão disponíveis em restaurantes, livrarias, bibliotecas e, até mesmo, em lojas.

Contudo, essa liberdade tem um preço, e nem todas as pessoas têm noção dos riscos associados a conexões públicas. Por isso, é fundamental compreender os riscos e, a partir disso, se proteger, evitando possíveis prejuízos em seus dispositivos e contas de acesso em redes sociais. 

Entenda os riscos de um Wi-Fi público 

De antemão, o advogado Dr. Jonatas Lucena esclarece que é preciso compreender que os mesmos atrativos para os usuários do Wi-Fi público são, de semelhante maneira, muito interessantes para os hackers, já que não há necessidade de autenticação para estabelecer uma conexão de rede. Isso faz com que os criminosos consigam acesso ilimitado a dispositivos desprotegidos conectados à mesma rede. 

Assim, a maior ameaça de utilizar uma rede pública é a capacidade do hacker se posicionar entre você e o ponto de conexão. Dessa forma, em vez de encaminhar as informações para o ponto de conexão, estará encaminhando para o hacker, que pode retransmiti-las. Durante esse período, ele tem acesso a tudo que você compartilha online: e-mails, informações, transações bancárias, conversas e, até mesmo, credenciais de segurança da sua rede empresarial.

A partir dessa coleta de dados pessoais , institucionais e financeiros, o hacker pode acessar seus sistemas como se fosse você. Além disso, o advogado perito em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, reforça ainda que os hackers podem aproveitar as conexões de redes gratuitas para distribuir malwares que, ao terem acesso a seu dispositivo, implantam softwares infectados.

Como se proteger ao utilizar redes de Wi-Fi públicas

Contudo, saiba que é possível utilizar essas redes com segurança em casos de necessidades. O Dr. Jonatas Lucena esclarece que existem diferentes modos de estabelecer proteções que funcionem como camadas para cercarem sua atividade. Por exemplo, é possível utilizar a VPN, conexões SSL, ou, até mesmo, desligar o compartilhamento caso não esteja utilizando essa função no dispositivo. 

Ainda que tome todas essas medidas, é indispensável estar sempre atento e protegido, pois a Era Digital traz uma série de benefícios e praticidades de uso, compartilhamento de informações e comunicação. No entanto, ela também pode ser prejudicial se o usuário não estiver atento às medidas de segurança. Quer saber mais sobre segurança digital e como se proteger nas redes, bem como que medidas tomar em casos de ataques cibernéticos? Então, contate um advogado especialista em crimes virtuais como o Dr. Jonatas Lucena através do telefone (11) 2365-9212 ou do site: www.drjonatas.com.br e garanta já um auxílio profissional e especializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui