Os primeiros celulares foram criados na década de 70 e de lá para cá tornaram-se cada vez mais modernos e tecnológicos. Os chamados smartphones, em tradução, telefone inteligente, são dispositivos que possuem um sistema operacional, configura nas últimas gerações dos celulares e oferecem amplas funcionalidades aos usuários. 

Dessa maneira, os smartphones estão disseminados pelo mundo, oferecendo progressivamente mais tecnologia e modernidade às pessoas. Por isso, é importante que os usuários possuam conhecimento acerca dos riscos de invasões ou outros tipos de ameaças em dispositivos móveis.

Portanto, medidas preventivas, bem como a adoção de uma navegação segura na rede são imprescindíveis para evitar ataques. Sabe-se que os cibercriminosos estão cada vez mais ardilosos, dessa forma, é importante proteger o smartphone de uso pessoal ou profissional.

Em primeiro lugar, é importante proteger o dispositivo com aplicativos direcionados ao bloqueio e exclusão de contas caso ele seja roubado. Desse modo, se porventura um criminoso tem acesso ao dispositivo por meio físico, acessar dados e informações torna-se ainda mais fácil.

Além disso, no que tange à proteção de dados e gerenciamento de aplicativos, é importante possuir etapas de verificação e a vítima precisa agir rapidamente: ligar para a operadora de telefonia e bloquear o número, sair de contas vinculadas em todos os dispositivos etc. Dessa forma, mina-se as possibilidades de aplicação de golpes e fraudes por parte dos criminosos.

Contudo, em se tratando da prevenção de ataques e invasões, é importante criar senhas fortes, do mesmo modo, como mencionado, ativar a verificação em duas etapas. Além disso, é importante se atentar às mensagens de textos e e-mails suspeitos, pois é a forma mais comum de ataques de phishings.

Outra dica acerca da segurança nos smartphones é em relação à navegação no navegador. É importante se conectar em sites e páginas confiáveis, pois, dessa forma, estabelece uma conexão confiável.

Em casos de invasões que culminaram em cibercrimes, é importante contatar as autoridades, bem como profissionais qualificados que prestam o auxílio necessário à vítima. Desse modo, nesses casos, procure por um advogado especialista em direito digital, visite o site www.drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone (11) 2365-9212. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui