Dr. Jonatas Lucena
Dr. Jonatas Lucena

O meio virtual é uma excelente ferramenta para comunicação e encontrar pessoas novas, não é mesmo? O Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em crimes virtuais, esclarece que, no entanto, nem sempre as pessoas são o que aparentam ser, em especial pretendentes em sites e aplicativos de relacionamento. 

Infelizmente, devido à procura elevada que muitos usuários fazem por pares românticos no meio virtual, cibercriminosos encontraram uma brecha nessa ação para aplicarem golpes românticos — também chamados de golpe do namoro virtual — em que assumem uma identidade online fictícia para engatar um relacionamento virtual falso com a vítima. 

Segundo o advogado perito em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, o objetivo dessa forma de ataque cibernético é conseguir dinheiro ou informações pessoais para roubar a identidade do usuário. Apesar de existem variações desse golpe, há certas semelhanças em cada um dos roteiros utilizados pelos golpistas para manipularem a vítima, fazendo com que esta entregue o que a pessoa solicita.

Como qualquer um pode ser vítima de um golpe romântico, é preciso estar alerta com possíveis sinais que o golpista apresenta, em especial, quando você toma certos cuidados que derrubam as estratégias levantadas pelo criminoso. Confira, a seguir, as dicas do advogado especialista em crimes virtuais para ajudar a desvendar um possível golpe:

  • Não deixe a plataforma na qual iniciou a conversa

Muitos criminosos convidam as vítimas para outros aplicativos, em especial, o Whatsapp para solicitar informações pessoais ou dinheiro sem correr riscos. Por isso, a primeira dica do Dr. Jonatas Lucena é se manter na plataforma inicial até conhecer a pessoa melhor ou pessoalmente.

  • Não assuma que a pessoa é confiável

Por mais que a pessoa demonstre confiança, sempre suspeite e verifique a veracidade dos fatos. Isto é, pesquise na internet o nome da pessoa, solicite o perfil de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, pesquise a foto de perfil da pessoa no Google, isso ajuda a constatar se ela é de fato verdadeira e pertence ao usuário. 

  • Fique atenta aos sinais

Para o Dr. Jonatas Lucena, é fundamental estar atento a elogios em excesso ou falas de aceleração do relacionamento. A dica aqui é: vá com calma e faça perguntas sobre a vida particular da pessoa como: qual seu nome do meio?; o que faz durante o dia?; em que se formou?; como é sua família?; etc. Se as respostas estiverem estranhas ou muito vagas, desconfie. 

  • Peça opinião de conhecidos

Se tiver dúvidas com relação à veracidade da pessoa com a qual está se relacionando, peça conselhos e opiniões a pessoas próximas, como amigos e parentes. Exponha os fatos, apresente suas dúvidas e deixe que uma terceira pessoa te ajude a identificar um possível golpe.

  • Marque encontro em um local público ou agende uma videochamada

Se a pessoa evitar mostrar seu rosto, certamente, trata-se de um golpista. Nesse sentido, o advogado perito em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, informa que o ideal é solicitar uma videochamada com a pessoa ou marcar um encontro em espaço público e movimentado. Se a pessoa desmarcar suas solicitações de encontro, desconfie. 

  • Desconfie de links e solicitações de dinheiro

Por fim, envio de links que não fazem sentido com o diálogo, bem como solicitações de dinheiro devem ser descartadas. Não clique em links ou envie dinheiro, independente de qual seja a história ou justificativa do criminoso. Além disso, solicitações de dados pessoais de qualquer espécie devem levantar seu alerta, pois certamente a pessoa pretende roubar suas informações. 
Com esses cuidados, você poderá se relacionar com maior tranquilidade na internet, uma vez que o usuário foge desse espectro suspeito, é possível ter mais confiança e avançar, aos poucos, com sua relação. Para mais informações sobre como evitar ataques cibernéticos dessa e de outra natureza, consulte um especialista em crimes virtuais como o Dr. Jonatas lucena. Entre em contato através do telefone (11) 2365-9212 ou do site: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui