Dr. Jonatas Lucena
Dr. Jonatas Lucena

Já ouviu falar na possibilidade desse crime virtual? Para o advogado Dr. Jonatas Lucena, o roubo de criptomoedas é possível e comum, sendo inclusive, sofrido  pela plataforma do Axie Infinity (AXS). Mesmo sendo uma alternativa de crime complicada, o roubo de criptomoedas pode acontecer mediante o hackeamento da própria blockchain. Mas como é possível? Leia o artigo até o final e se inteire do assunto!

O que são criptomoedas?

Também chamada de cibermoeda, é considerada um meio de troca que pode ocorrer de forma centralizada ou descentralizada, em que se faz uso do blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações. Sendo assim, podemos entender a criptomoeda como qualquer forma de moeda que existe digital ou virtualmente, lembrando que não há autoridade central de emissão ou regulação. 

Dentre as vantagens desse tipo de investimento, podemos citar a diversificação da carteira de ativos, uma vez que existem variados tipos de criptomoedas. Ademais, como entende o advogado Dr. Jonatas Lucena, é possível especular o valor de cada cibermoeda, todavia é importante termos ciência dos riscos atrelados às criptomoedas, pois há falta de regulamentação e como é um mercado novo é importante ter conhecimentos específicos nesse ramo.

Entendendo o roubo de criptomoedas

Como foi mencionado anteriormente, essa “cadeia de blocos”, denominada blockchain, trata-se de um extenso registro público, teoricamente impossível de falsificar, que contém os detalhes das transações financeiras desse tipo. Na visão do advogado Dr. Jonatas Lucena, as criptomoedas são roubadas devido o sistema de determinadas plataformas, que acabam por armazenar as chaves de acesso das carteiras digitais dos clientes, deixando-os vulneráveis ao crime. 

Então, perceba que mesmo tendo uma tecnologia como o blockchain que é infalsificável, há diversos casos de desvio e controle das criptomoedas, por criminosos. Nesse contexto, é possível observar como esse ativos totalmente virtuais mostram fragilidade, cabendo ao investidor ficar atento aos seus investimentos no mercado financeiro, de modo a realizar transações seguras. 

Como se proteger contra o roubo de criptomoedas?

Dr. Jonatas Lucena
Dr. Jonatas Lucena

Nesse contexto, para proteger a sua carteira de criptomoedas, é interessante usar uma carteira “fria”, isto é, usar chaves que são geradas por uma fonte que não possui conexão com a tecnologia blockchain. Além disso, o advogado Dr. Jonatas Lucena aconselha o usuário a contar com um gerenciador de senhas e utilizar a autenticação em dois fatores para mais segurança. 
Isso posto, caso suspeite que está sendo acometido por crimes cibernéticos com este, procure por um profissional da área para orientações. O advogado especialista em direito digital, Dr. Jonatas Lucena, garante que os seus clientes terão maior segurança e conforto no ambiente virtual, além de que terão os seus impasses resolvidos. Para isso, entre em contato com o  escritório pelo telefone (11) 2365-9212 e/ou pelo site: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui