A internet acrescenta muito em nossa vida. Com ela temos acesso a comunicação com milhares de pessoas por todo o mundo, porém, mesmo com todos os benefícios, ainda estamos prepostos a sermos vítimas de cibercrimes. Os crimes virtuais podem acontecer de diversas formas diferentes, desde roubo de dados, golpes, fraudes até difamação e disseminação de ódio contra uma pessoa e/ou marcas.

As redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são apenas alguns dos veículos para esses criminosos que se escondem atrás do falso anonimato e cometem os mais variados crimes. Porém, você sabia que tudo o que é feito, sendo legal ou ilegal, fica salvo e ofender alguém no twitter (ou em qualquer rede social) é crime? 

Existem profissionais na área da advocacia que são especializados em cibercrimes e podem ajudar a buscar justiça às vítimas de tais delitos. O Dr. Jonatas Lucena nos conta que até mesmo ofender alguém no Twitter é crime, isso é estabelecido pelo código penal artigos n°138, n°139, n° 140, n°147 n°307 do código penal, veja:

  • Atribuir a alguém a autoria de um fato definido em lei como crime quando se sabe que essa pessoa não cometeu crime algum; (artigo 138 do Código Penal).
  • Atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação ou honra; (artigo 139 do Código Penal).
  • Ofender a dignidade de outrem; (artigo 140 do Código Penal).
  • Ofender a dignidade de alguém utilizando-se de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência; (artigo 140 do código penal).
  • Mentir sobre sua identidade ou sobre a identidade de outra pessoa para obter alguma vantagem indevida ou para causar dano a alguém; (artigo 307 do Código Penal).
  • Ameaçar alguém de causar-lhe mal injusto e grave por meio de palavras (faladas ou escritas), gestos, ou qualquer outro meio simbólico; (artigo 147 do Código Penal). 

Afinal, a internet e a modernidade apenas adaptaram tais delitos, pois os mesmos já são vistos como crimes a muito tempo antes da grande esfera virtual ganhar espaço e notoriedade. 

Sendo assim, ofender alguém no twitter é crime assim como ofender alguém fora da web, colocando o infrator sob pena de prisão e multa. 

O Dr. Jonatas Lucena ressalta a importância de, se você está sendo vítima de um cibercrime, entrar em contato com um profissional capacitado para te auxiliar de forma segura e eficaz. Não permita que criminosos virtuais tirem seu direito na internet, vá em busca de justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui