Dr. Jonatas Lucena
Dr. Jonatas Lucena

Você sabia que o malware é um tipo de ataque cibernético que existe desde o início da computação? De acordo com o Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em crimes virtuais, o malware é um código malicioso muito difundido no meio virtual e que possui variadas extensões. Entre eles, o Cavalo de Troia Zeus, uma subcategoria muito propagada e bem-sucedida dentro da história da internet. 

Cavalo de Troia Zeus, Zbot ou ZeuS dão nome ao mesmo tipo de malware: um conjunto de códigos maliciosos desonestos que infectam computadores para espionar os usuários, coletar informações sigilosas ou recrutar computadores para botnet — uma rede massiva de dispositivos escravizados controlados remotamente. 

O advogado perito em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, explica que esse tipo de crime virtual contém uma série de elementos que atuam em conjunto para infectar máquinas. Por estar na subcategoria Cavalo de Troia, os malwares Zeus atuam da seguinte forma: enganam o usuário para ser instalado. Para isso, atuam com e-mails de phishing e downloads maliciosos, além de se esconder também anúncios online maliciosos. 

Como se proteger do ataque de Zeus?

Apesar do estopim do Cavalo de Troia Zeus ter sido 2010, seu código-fonte vazou em 2011, permitindo que outros cibercriminosos o usassem como modelo para criar sua própria versão do malware. Por isso, sua influência é duradoura ainda no cenário atual. Dessa forma, se atentar às dicas do especialista em crimes virtuais, Dr. Jonatas Lucena, para evitar que esse ataque cibernético o deixe em prejuízos é indispensável. 

Confira, a seguir, como se defender do Cavalo de Troia Zeus:

  • O primeiro passo é saber reconhecer um ataque de phishing, principal meio pelo qual os malwares são propagados. Os invasores cibernéticos comumente se disfarçam de contatos ou instituições de confiança para enganar a vítima e fazer com que você baixe o anexo infectado e acesse sites inseguros. Por isso, se você achar alguma mensagem suspeita em sua caixa de entrada, exclua-a. 
  • Não baixe anexos desconhecidos ou clique em links inesperados em e-mails, bem como clique em anúncios online maliciosos. O Dr. Jonatas Lucena informa que todos esses podem hospedar malwares aptos para infectar seu computador. 
  • Mantenha sempre seus softwares atualizados para evitar vulnerabilidades a infecções por malware, uma vez que os atualizados contém proteções mais recentes a esse tipo de risco. Use também um antivírus forte para ajudar a detectar possíveis ataques cibernéticos.  

Com essas dicas e cuidados, certamente você estará livre de possíveis ataques cibernéticos originados por Cavalo de Troia Zeus. Quer saber mais sobre como se proteger ou o que fazer em caso de ser vítima desse ou outros crimes virtuais? Então, entre em contato com o advogado Dr. Jonatas Lucena através do telefone (11) 2365-9212 ou do site www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui