Advogado Especialista em Metaverso
Dr Jonatas Lucena

Durante o decorrer da história de desenvolvimento e uso da internet, conflitos e abusos entre usuários foram registrados e levaram as plataformas e ambientes de interação virtual a uma necessidade de elaborar e assegurar maior monitoramento e controle para evitar crimes em potencial. O advogado especialista em crimes digitais e em metaverso, Dr. Jonatas Lucena comenta que – com uma nova realidade ganhando espaço na internet, o metaverso – é fundamental que as leis e regulamentações sejam revisadas.

Com as frequências de conflitos que marcam presença nas plataformas virtuais, leis como o Marco Civil da Internet, a lei que criminaliza a prática do stalking, a LGPD e tantas outras foram fundadas para garantir maior segurança e respaldo legal dos usuários vítimas desses crimes. 

Assim, o metaverso – como uma nova fonte virtual – torna-se um local pouco explorado e, por consequência, propício para a ocorrência de crimes como os que já ocorrem nas demais plataformas virtuais. Contudo, o Dr. Jonatas Lucena esclarece que, com a proposta de criação de um ambiente mais dinâmico (a partir de conexão com blockchain, gameficação e atributos tridimensionais), os conflitos nesses espaços ganham maior potência quando comparados com as plataformas ocasionais.

A própria ideia de que o metaverso ideal seria uma conexão fluída entre diferentes metaversos cria uma escala descentralizada e árdua para a regulamentação de uma única política. Para a advocacia no metaverso, o desafio está justamente na aplicabilidade das leis nesse espaço. 

O Dr. Jonatas Lucena comenta ainda que além de agressões e assédios – como já ocorrido no ambiente do metaverso – outros crimes podem ocorrer no território a ser explorado. De acordo com o advogado especialista em metaverso, crimes contra a honra (difamação, calúnia e injúria); falsificação ideológica e crimes financeiros (invasão de dados praticados por hackers) estão propícios a se espalharem pelo metaverso.
Com as possibilidades de aumento de interação entre os usuários e a carência de uma regulamentação adequada e segura para as vítimas, os conflitos e crimes virtuais passarão a ser mais intensos e irão requerer o auxílio do Poder Judiciário. Sendo assim, se você deseja se informar mais sobre o metaverso e seus direitos ou se encontrar problemas durante o uso da nova tecnologia, entre em contato com o escritório de advocacia do Dr. Jonatas Lucena pelo telefone (11) 2365-9212 ou através do site: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui