Dr.Jonatas Lucena
Dr.Jonatas Lucena

Você sabia que além do Instagram e do Facebook, o Youtube também vem sendo assolado por crimes cibernéticos? O advogado Dr. Jonatas Lucena explica que com os avanços tecnológicos e uso demasiado das redes sociais, os crimes virtuais se tornam mais propícios e por isso é dever do usuário conhecê-los para se proteger. Assim, se deseja desfrutar de vídeos com segurança na internet, leia o artigo e veja como os crimes cibernéticos ocorrem no Youtube.

Como você deve saber, a plataforma online do Youtube oferece a criação e o consumo de conteúdos em formato de vídeo, via streaming. Criado em 2005, por utilizar o streaming, o Youtube lida com a transmissão de dados de áudio ou vídeo em tempo real, podendo ser transmitido de um servidor para dispositivos móveis, ou até mesmo para a smart TV ou para computadores e notebooks. 

Esse tipo de distribuição digital também pode ser encontrada em outras plataformas, como: Globoplay, Disney+, Amazon Prime etc. Todavia, como ressalta o advogado Dr. Jonatas Lucena, fazer uso de streaming em sites ilegais, denominado como pirataria, pode expor o usuário a conteúdo impróprio para a idade, vírus e até mesmo ameaças cibernéticas.

Mas, afinal, como ocorrem os crimes virtuais no Youtube?

Dentre os crimes virtuais mais comuns no Youtube, está o phishing. Caso você não saiba, é um tipo de golpe que vem crescendo nessa plataforma e visa enganar os usuários, coletando dados pessoais. Nesse âmbito, os usuários mais afetados são os assinantes de canais populares, sendo que o golpe é feito mediante uso do recurso de mensagens diretas.

No caso do phishing, esse crime cibernético pode ser feito em sites, e-mails, aplicativos e até mesmo serviços falsos, em que os criminosos se passam por entidades reais para coletar informações sigilosas. Na visão do advogado Dr. Jonatas Lucena, informações pessoais e bancárias, como número e senhas de cartão, senhas de conta, número de RG e CPF são os dados mais coletados pelos hackers.

Quando nos referimos ao Youtube, esse tipo de crime é denominado spear phishing, em que o criminoso cria uma conta emulando a de um canal popular. Sendo assim, com a identidade visual similar a esse canal, o hacker manda uma mensagem direta ao assinante do canal que conta com milhões de espectadores. Nessa mensagem, é informado ao usuário que ele receberá um brinde ou é solicitado que ele participe de um sorteio, mediante um link falso que vai induzir a vítima a inserir os seus dados. 
Isto posto, caso esteja suspeitando que está sendo vítima desse tipo de crime, solicite ajuda de um profissional da área. O advogado especialista em direito digital, Dr. Jonatas Lucena, trabalha em prol de uma maior segurança no ambiente virtual e procura encontrar as melhores soluções para os casos de crimes virtuais. Então, se está passando por esse impasse, entre em contato pelo telefone (11) 2365-9212 e/ou pelo site: www.drjonatas.com.br. e usufrua das redes sociais como segurança e responsabilidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui