Dr. Jonatas Lucena
Dr. Jonatas Lucena

Com certeza você já deve ter escutado falar sobre os golpes via SMS. Como explica o advogado Dr. Jonatas Lucena, os crimes virtuais se tornaram cada vez mais frequentes, pelo uso excessivo da internet e pelos avanços tecnológicos que tornaram o ambiente virtual mais chamativo para criminosos. Pensando nisso e na necessidade de conhecer esses crimes e se proteger contra eles, fizemos este artigo para que você se inteire do assunto.

Se enquadra como crime cibernético toda ação criminosa cometida em ambiente virtual, por meio de uma rede de computadores ou dispositivos conectados à internet. Nesse contexto, podemos entender o crime virtual como uma má conduta que visa gerar danos a indivíduos ou patrimônios. Dessa forma, cabe aos internautas terem conhecimento dos riscos existentes nesse ambiente e agirem em prol de sua segurança digital.

Golpe via SMS

Basicamente, quando nos referimos ao golpe via SMS, estamos falando de uma mensagem que é enviada ao dispositivo da vítima, contendo um link acompanhado de um texto que direciona o usuário para uma página falsa. Como considera o advogado Dr. Jonatas Lucena, nesse momento o internauta é induzido a prender dados pessoais e até financeiros, permitindo que o criminoso faça uso ilícito dessas informações.

De forma exemplificada, podemos mencionar a afirmação via SMS de que o destinatário teria pontos a serem resgatados com urgência, pois estariam supostamente próximos do vencimento. Com isso, após ser persuadido e direcionado para o site falso, o usuário acaba preenchendo informações sigilosas e dando abertura para outros crimes virtuais. Vale pontuar que essas mensagens possuem mecanismo para dar credibilidade, como a falsa necessidade de consentimento para coleta de dados.  

Para ficar atento a esses SMS, é importante ter conhecimento de alguns fatores que podem auxiliar você a identificar o golpe. Assim como entende o advogado Dr. Jonatas Lucena, é possível observar que o golpe via SMS geralmente possui links encurtados, induzindo o usuário a abrir. Outro fato, é a presença de ameaças sinalizadas no navegador e a solicitação de senhoras ou outras informações pessoais sigilosas.

Como se proteger contra esse crime virtual?

Caso você não saiba, o golpe via SMS também é chamado de Smishing e trata-se de um derivado do Phishing, sendo também uma maneira de enganar o usuário a fazer com que ele forneça as informações pedidas. Mas tome cuidado, observe se a mensagem enviada é de fato a instituição bancária. Sendo assim, é sempre importante ficar atento também às mensagens de “operadoras de telefone” que oferecem bônus e novos pacotes de internet.
Isto posto, caso esteja com dúvida ou esteja suspeita de estar sendo vítima de algum desses crimes virtuais, procure imediatamente por um profissional da área para te orientar. O advogado especialista em direito digital Dr. Jonatas Lucena compreende que os seus clientes prezam por segurança e conforto no ambiente virtual e, por isso, traz as melhores soluções do ramo judicial para você resolver o seu impasse. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 2365-9212 e/ou pelo site: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui