Advogado especialista em golpe digital
Advogado especialista em golpe digital

Nos últimos tempos, o golpe do cartão clonado vem se tornando cada vez mais comum e, de acordo com o advogado especialista em segurança e direito digital, Dr. Jonatas Lucena, um a cada seis brasileiros já foram vítimas deste golpe.

A clonagem acontece quando o criminoso tem acesso às informações do cartão, ou seja, todos os dados possuintes nele, até o código de segurança, até a data de vencimento. Com esses dados, é possível realizar compras online e, por vezes, até fisicamente.

É importante se atentar, principalmente, em sites na internet que utilizam promoções irreais para que o usuário passe as informações de compra. O advogado Dr. Jonatas Lucena, salienta que é fundamental verificar a veracidade desses sites e plataformas digitais previamente para evitar problemas no futuro.

Tenha em mente que é imprescindível questionar e duvidar de quem está do outro lado da web, por isso, nunca envie fotos de frente e verso do seu cartão, nem mesmo para conhecidos, uma vez que podem haver hackers à espreita.

Se você teve seu cartão clonado, o primeiro passo é bloqueá-lo e cancelá-lo imediatamente para evitar que o criminoso continue utilizando-o. Em seguida, verifique quais foram as compras que não foram realizadas por você e acione o banco.

Informe ao banco que o cartão foi clonado e sinalize quais foram as transações. É obrigação da instituição reembolsá-lo e enviar outro cartão.

Em caso de necessidade, não hesite em acionar um advogado especialista para te auxiliar com as possíveis problemáticas que possam vir a surgir durante essa situação. O Dr. Jonatas Lucena está à disposição para auxiliá-lo da melhor forma possível. Para mais informações acesse: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui