Dr. Jonatas Lucena
Dr. Jonatas Lucena

Você sabia que o mercado financeiro também é assolado por uma série de crimes virtuais? O advogado Dr. Jonatas Lucena explica que com os avanços tecnológicos, o ambiente virtual ficou mais suscetível aos crimes cibernéticos, logo cabe aos usuários terem consciência dos riscos e agirem em prol de sua proteção no meio virtual. Pensando nisso, neste artigo será abordado o golpe do marketing multinível, para que você conheça o crime e entenda melhor como se proteger. 

Caracteriza-se como crime cibernético qualquer crime que ocorra no ambiente virtual, em que o criminoso faz uso de uma rede de computadores e/ou dispositivos conectados à internet para realizar ações ilícitas contra outra pessoa. Sob esse viés, como entende o advogado Dr. Jonatas Lucena, caso essas ações geram danos a indivíduos ou patrimônio, o envolvido estará sujeito a prisão ou multa.

E quanto ao golpe do marketing multinível?

Esse crime é também chamado de falso marketing multinível (MMN), ou de rede, isso porque não há produto, serviço e nem mesmo instrumento financeiro para justificar as contribuições e a rentabilidade, mostrando assim que o próprio cliente é o produto. Nesse contexto, vale pontuar que os criminosos conseguem realizar esse ato por meio do Esquema Ponzi (imagem destacada).

Esse tipo de crime cibernético também é popularmente chamado de pirâmides financeiras, que basicamente consistem em uma estrutura piramidal, em que os novos integrantes do sistema são sustentados pelos integrantes mais antigos. Dessa forma, a pirâmide acaba desmoronando quando as contribuições são cessadas. 

Caso você não saiba, esse golpe recebe o nome de Esquema Ponzi, pois o primeiro caso foi reconhecido pelas autoridades financeiras dos EUA, tendo como fundador Charles Ponzi e sua empresa Securities Exchange Company, em 1920. Como explica o advogado Dr. Jonatas Lucena, Ponzi pagava rendimentos inimagináveis aos investidores, com o dinheiro de novos investidores, formando a pirâmide financeira.

Como se proteger contra esses crimes?

Para que você tenha proteção contra crimes virtuais no mercado financeiro, é integrante antes de fazer qualquer transação ou contratação de serviços, averiguar a reputação da marca e o seu Domínio de Internet. Na visão do advogado Dr. Jonatas Lucena, o consumidor precisa entender que não existem retornos altos em curto prazo sem riscos, assim como é importante levar em consideração a força em que o serviço foi oferecido. 
Assim, caso suspeite de estar sendo vítima de algum crime virtual como este, não deixe de procurar por um profissional da área. O advogado especialista em direito digital Dr. Jonatas Lucena trabalha sempre com as melhores soluções e melhorias, prezando pela segurança e bem-estar dos clientes no ambiente virtual. Por isso, para ter acesso aos seus serviços, entre em contato pelo telefone: (11) 2365-9212 e/ou pelo site: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui