Com o crescimento exponencial da tecnologia, benécias são adquiridas, bem como desvantagens por conta dela. Os crimes virtuais aumentaram em porcentagens alarmantes, onde fez-se necessário o preparo de advogados especializados na área, deste modo, existem advogados especialistas em crimes da Internet no geral.

O advogado especialista em crimes digitais, além de dispor de conhecimentos jurídicos, também é douto no campo tecnológico, podendo atuar em diversas áreas, tendo em vista a infinidade e variedade dos crimes cibernéticos. Casos de perseguição virtual, calúnia, injúria e difamação, são exemplos claros. 

No Brasil, além de crimes contra a honra, os principais crimes cibernéticos envolvem fraudes em cartões de crédito e contas bancárias; propagação de conteúdos racistas e preconceituosos e a exibição de imagens íntimas de crianças e adolescentes. 

Em caso de crimes pela internet, o indivíduo lesado pode fazer uma queixa em qualquer delegacia, porém cresce a quantidade de delegacias especializadas em crimes digitais, então, se houver uma delegacia especializada em crimes digitais próximo a você, recomenda-se que vá, pois encontra-se um suporte maior em se tratando do mundo digital. Além disso, a presença de um advogado especializado é crucial, pois ele saberá conduzir o caso de forma objetiva e auxiliará o cliente em todos os estágios. 

Hoje o maior empecilho no que tange à investigação de crimes digitais é a ausência de leis específicas, ou a presença de leis que embargam o andar do processo. Um exemplo claro do segundo caso é a necessidade de autorização judicial a fim de identificar o endereço IP de uma pessoa suspeita. Além disso, há a Lei 12.965/2014, intitulada Marco Civil da Internet que garante e assegura os dados dos usuários, bem como impõe direitos e deveres no que tange o uso da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui