Entenda os impactos da LGPD em escritórios de contabilidade
Entenda os impactos da LGPD em escritórios de contabilidade

A Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, revolucionou a segurança da informação no Brasil. Isso porque, de acordo com o Dr. Jonatas, é uma Lei que impõe que melhores medidas de segurança dos dados de pessoas físicas sejam implementados por empresas, a fim de assegurar a melhor segurança digital de todos.

Se você não sabe o que é LGPD, é importante se atentar: trata-se de uma Lei que entrou em vigor em setembro de 2020 e que regulamenta o uso de dados sensíveis e pessoais de pessoas físicas por qualquer tipo de empresa presente em território nacional. 

Dessa forma, o Dr. Jonatas explica que como é uma Lei que afeta qualquer empresa, é importante falar dos impactos dela em escritórios de contabilidade. Nesse sentido, a Lei exige, agora, que seja pedido o consentimento dos clientes antes que qualquer contador possa analisar seus dados pessoais.

Certamente, ainda que o consentimento possa ser dado de outras formas, o melhor e mais indicado a ser feito é que o mesmo seja firmado por meio escrito, justamente com a assinatura de ambas as partes, isto é, do escritório e do cliente, explica o Dr, Jonatas.

Além disso, é importante entender também que a LGPD também protege a sua empresa, uma vez que com documento escrito, evita-se que seus clientes ajam de má fé e, ainda, que utilizem da Lei para insinuar que foram obrigados a liberar seus dados ou que não foram comunicados.
Por fim, a LGPD não é tão simples quanto parece e para que seu escritório se adeque da maneira correta a ela, é necessário contar com a ajuda de uma consultoria jurídica experiente e especializada. Para isso, o escritório do Dr. Jonatas pode ajudar, o qual pode ser contatado através do site www.drjonatas.com.br ou do telefone (11) 4114-9358.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui