O advento da Internet e seus produtos criaram uma nova dinâmica na sociedade. Agora, as interações sociais são baseadas em aplicativos e mensagens, likes e compartilhamentos. Além disso, o que anos atrás era inimaginável, hoje é algo comum e corriqueiro: pedir produtos e serviços pelo celular em sua casa. Desse modo, a importância e influência que a internet teve sobre as pessoas, os dados desses usuários tornaram-se valiosos para as empresas.
A partir de pesquisas no Google, likes e atividades na Internet, é possível delinear um perfil para o usuário, mais precisamente, um perfil consumidor. Sendo assim, as empresas que possuem essas informações e métricas, conseguem criar estratégias e ações de marketing a partir dessas referências. O que antes era visto apenas como ferramenta de marketing, tornou-se um mecanismo de captação de dados que infringe a privacidade dos usuários em certos pontos, por isso, fez-se necessário a criação de leis no âmbito físico e digital que mantivessem a segurança dos dados e privacidade das pessoas asseguradas.
Foi nesse contexto que a Lei Geral de Proteção de Dados foi criada. Inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), advinda da União Europeia sobre o uso e tratamento de dados de seus cidadãos, a LGPD começou a tomar moldes. Criada em 2018, o Projeto de Lei tornou-se uma das mais importantes legislações no país, pois reformulou empresas do Brasil inteiro, assim como empresas brasileiras instaladas no exterior.
Dessa maneira, em agosto de 2020, a LGPD entrou em vigor, tempo suficiente para a adequação de empresas e instituições públicas.
Infringir as exigências previstas na LGPD, baseada na segurança e transparência, pode ocasionar penalidades para as companhias, como o pagamento de multas e embargos jurídicos. Desse modo, atender os requisitos da Nova Lei é imprescindível para entrar em consonância com a jurisdição brasileira. Visite o site drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone (11) 2365-9212 e saiba mais.