A internet é um espaço em expansão, e independente das vantagens e benefícios que ela oferece a nossa vida, ainda assim estamos propícios a sofrer um crime virtual. Esses crimes virtuais são chamados de cibercrimes que vão desde uma conta hackeada até difamação em massa de uma imagem, roubo de dados, disseminação de vírus e diversos outros. Mas afinal, é possível descobrir quem comete crimes virtuais?

O advogado Dr. Jonatas Lucena nos responde que é sim! Mas antes de explicar como esse processo é feito, entenda um pouco mais sobre os crimes digitais a seguir:

Ao contrário do que muitos pensam, a internet não é uma ‘terra sem lei’, sendo assim, qualquer infração pode acarretar em cumprimento de pena fora do espaço virtual.

Alguns delitos mais comuns que são hoje cometidos na internet já eram crimes desde muito antes da tecnologia ganhar espaço e notoriedade, por exemplo os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria). 

Já focando na era tecnológica, foram criadas duas leis específicas relacionadas aos crimes na internet sendo elas: Lei (12.737/2012) conhecida comumente como lei Carolina Dieckmann que se dá ao ato de invadir aparelhos e roubar dados e informações sigilosa e disseminá-las e a lei (12.735/12) na qual determina a necessidade de delegacias e profissionais especializados para o combate a crime digital. 

Já a lei do marco civil (12.965/2014) regula os direitos e deveres dos internautas. Nesta, a quebra de sigilo de informações particulares só é aceita perante ordem judicial. 

Sabendo disso, voltemos à pergunta já respondida anteriormente sobre ser possível descobrir quem comete crimes virtuais:

Quando você recorre ao seu advogado perito em internet em busca do criminoso, o trabalho do detetive começa. Esse trabalho consiste em, através de buscas e investigação, localizar o endereço IP, encontrando então  os endereços e nomes dos envolvidos. 

O endereço IP se dá ao protocolo da internet, é um número único que refere-se a toda atividade online realizada com aquele roteador, com isso, você chega até o culpado pelo crime. 

O Dr. Jonatas Lucena reforça a necessidade de realizar tal busca, sendo a única forma de chegar a uma resolução e encaminhá-la à justiça, logo se você sofreu algum crime na internet ou viu algum ser cometido, entre em contato com a advocacia de crimes digitais e não se intimide, o Dr. Jonatas Lucena está à disposição para ajudá-lo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui