Se você percebeu uma atividade suspeita em seu Facebook provavelmente sua rede social está hackeada. Alguns sinais são sutis, já outros são escrachados: de repente sua senha ou seu e-mail foram trocados, solicitações de amizade confirmadas e mensagens inesperadas surgiram ou ainda posts que você não teve a ciência de compartilhar aparecem. 

Felizmente isso tem solução. O próprio Facebook possui uma aba somente para esses casos: em sua Central de Ajuda há a seção de “contas invadidas e falsas”, onde o usuário pode denunciar contas falsas e procurar auxílio em relação à sua conta invadida. Em ajuda guiada há a sugestão de etapas para resolver o impasse. 

As etapas ocorrem dependendo da situação de login do usuário: se tem acesso ainda à conta ou não. Se for o caso da primeira opção, é direcionado ao link: facebook.com/hacked, onde o usuário informará seu e-mail ou telefone para encontrar a conta. Após isso, é pedido uma senha, podendo ser a atual ou uma senha que já tenha usado. Já logado no Facebook, é recomendado que troque a senha e ative a verificação em duas etapas do aplicativo.

Se o caso for o segundo, em que não há acesso à conta, as etapas são diferentes. Se possuir acesso ao e-mail ou telefone cadastrados na conta, sugere-se a etapa de “esqueci minha conta”, onde serão sinalizados via e-mail ou sms, passos para a recuperação da conta. Agora, se não houver acesso aos meios cadastrados, torna-se um pouco mais difícil a recuperação da conta. Será sugerido o link: facebook.com/login/identify. Porém se não tiver como entrar no e-mail cadastrado o Facebook não terá como confirmar se é você ou não, o que podem fazer é ocultar informações de seu perfil. A dica é tentar entrar no e-mail cadastrado, recuperar a conta e depois trocá-lo nas configurações do Facebook. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui