A internet foi criada no final dos anos 80 e de lá para cá tornou o mundo cada vez mais globalizado. Hoje, praticamente todas as atividades econômicas tramitam no meio digital: a internet tornou-se um lugar de interação entre as pessoas, ferramenta de trabalho, entretenimento, bem como um local de vendas, trocas de produtos, de encontros etc. 

Contudo, ao passo que a internet avançou, os crimes cibernéticos também progrediram. Dessa maneira, a rede se tornou um ambiente propício para pessoas má intencionadas que desejam realizar aplicações de golpes. 

Somado a isso, o comércio eletrônico movimenta bilhões de dólares todos os anos, em diversos países. Os chamados e-commerces já vinham fazendo enorme sucesso, porém, com a covid-19, esse número aumentou de forma exponencial. Desse modo, somado ao largo uso de internet e de compras onlines, bem como o alto índice de crimes na internet, algumas medidas de proteção são necessárias.

O golpe de site de leilão pode ser mais comum do que as pessoas imaginam. O vendedor, na verdade, não passa de um criminoso almejando receber dinheiro sem enviar produto algum. Por isso, é preciso estar atento para evitar cair nesse tipo de golpe.

Por outro lado, há a possibilidade do comprador agir de má-fé e burlar algum estágio para receber o produto sem o pagamento. Portanto, configura-se em um perigo iminente aos compradores da mesma forma.

É importante fazer uma pesquisa apurada de mercado, pois se o preço estiver muito abaixo do estabelecido, pode ser indícios de golpe. Ademais, verifique a autenticidade do site, procure por fóruns de discussão e órgãos do consumidor, sites como o reclame aqui são boas alternativas.

Além disso, se a entrega for feita de forma presencial, é importante marcar o encontro em um local público a fim de obter uma maior segurança, física e da própria compra:

Na aquisição de um carro, por exemplo, é importante ver o veículo antes de firmar um contrato e enviar o dinheiro. Leve um mecânico ou um profissional na área para averiguar o automóvel e se certificar de que tudo está em ordem e conforme as especificações cedidas pelo vendedor no site.

O caso de golpes e leilões e compras online, infelizmente, são recorrentes. Por isso, é preciso ter cautela ao navegar na internet e adquirir algum produto. Em casos de problemas deste tipo, recorra a um profissional especializado na área.

Unindo o Direito e a tecnologia, o Dr. Jonatas Lucena auxilia seus clientes em questões que permeiam o meio digital. Desse modo, visite o site: www.drjonatas.com.br e entre em contato pelo telefone: (11) 2365-9212.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui