O Twitter é uma plataforma social onde você pode acompanhar empresas, artistas famosos e as mais diversas contas. Porém, há quem crie perfis falsos, seja para tirar proveito ou prejudicar terceiros. Mas você sabia que há como descobrir quem criou perfil fake no twitter?

O Dr. Jonatas Lucena conta que, criar tais perfis para se passar por outrem independente da plataforma de rede social é crime, podendo ter diferentes níveis de gravidade. 

Utilizar a imagem de alguém sem autorização ou compartilhar dados e informações pessoais nas redes se caracteriza como crime de falsa identidade e quando há intenção de prejudicar ou tirar proveito, se caracteriza como falsidade ideológica. Além claro, dos crimes contra honra que acarretam na maioria dos casos de delitos cometidos, são eles a difamação, injúria e calúnia.

Existem formas de saber se um perfil é ou não falso, como o selo de autenticidade que o próprio twitter disponibiliza às contas verdadeiras de famosos, número de seguidores, fontes de pesquisa e etc. 

Mas se você está sendo vítima, auxiliamos que vá em busca de ajuda profissional. O Dr. Jonatas Lucena, especialista em crimes cibernéticos, conta que é possível, a partir de um profissional, identificar o endereço IP de um criminoso virtual e consequentemente localizá-lo, tomando ciência de seu nome, endereço e tendo acesso a todos os delitos cometidos na internet.

Tendo acesso a essas informações, o próximo passo é processá-lo, punindo-o com pena e/ou multa de acordo com o crime.

A internet pode dar a impressão de anonimato, mas não se engane, tudo o que é feito fica salvo em algum lugar. Fique atento com suas ações e de outrem na internet, e não se silencie caso seja vítima. Vá em busca da sua segurança e bem estar na esfera digital.

Veja também sobre a lei do Marco Civil da internet (12.965/2014) e entenda melhor sobre seus direitos na internet. O Dr. Jonatas Lucena está também à disposição para auxiliá-lo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui