Dr. Jonatas Lucena Especialista em Crimes de Hack
Dr. Jonatas Lucena Especialista em Crimes de Hack

Com o uso cada vez mais comum da internet, você sabia que vários tipos de ataques são direcionados para os usuários com intuito de realizar roubo de dados? O Dr. Jonatas Lucena, advogado especialista em crimes virtuais, comenta que os cibercriminosos possuem variadas maneiras de enganar as vítimas, acessar seus dispositivos e extorquir dados e dinheiro. 

Um desses métodos é o ataque cibernético por Backdoor, uma modalidade do cibercrime que se assemelha muito ao cavalo de troia (trojan), que faz com que o invasor tenha acesso ao sistema infectado e tenha o controle remoto. No entanto, é preciso esclarecer que, apesar de semelhantes, não são ataques cibernéticos iguais. 

Compreenda o ataque cibernético por Backdoor

De acordo com o advogado perito em Direito Digital, Dr. Jonatas Lucena, o Backdoor deve ser compreendido como uma porta de acesso ao hacker que, por meio dela, consegue entrar na rede. Ou seja, trata-se de um método que contorna a segurança, com uma brecha que permite que o cibercriminoso consiga controlar tudo. 

Ele pode ser também interpretado como uma espécie de malware, pois, para acessar a máquina, precisa ser instalado. Todo esse processo ocorre de modo silencioso e, por isso, é essencial adotar medidas preventivas para que o malware não encontre falhas na segurança e consiga contorná-la. 

Como funciona o Backdoor

Dr. Jonatas Lucena Especialista em ataque cibernéticos

Como mencionado anteriormente, o hacker que utiliza esse tipo de ataque cibernético busca por uma brecha na segurança e, a partir disso, realiza uma varredura. O advogado Dr. Jonatas Lucena explica que ele procura diversos sistemas de celular, sites e plataformas. Ao localizar a “porta de acesso”, instala o vírus e, em seguida, ganha acesso total da máquina. 

No entanto, ele ainda pode dominar a rede por meio do e-mail, pois se trata de um canal passível de envios de malwares que infectam a máquina. Esse método também passa despercebido e, por isso, o advogado especialista em crimes virtuais, Dr. Jonatas Lucena, reforça a importância de refletir sobre a segurança digital. 

Contar com softwares antivírus confiáveis é fundamental para bloquear possíveis entradas que permitam acessos do hacker pelo Backdoor. Sendo assim, é fundamental que o usuário compreenda o quanto esse tipo de ataque é nocivo à segurança dos dados pessoais. Tomar cuidado com dispositivos do espaço digital é uma maneira de assegurar o uso apropriado do meio virtual e evitar a vulnerabilidade que te torna vítima desses ataques.
Para saber mais sobre como lidar com ataques de Backdoor e outros, não deixe de consultar um profissional especializado em crimes virtuais, como o Dr. Jonatas Lucena, principalmente em casos de ser vítima de um desses ataques cibernéticos. Entre em contato através do telefone (11) 2365-9212 ou do site: www.drjonatas.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui